Fotos tiradas no museu Davi Canabarro em Santana do Livramento
Mimeógrafo: Usado pela família da Sra. Mara Almeida
Quem nunca sentiu o cheirinho de álcool nas provas ou trabalhos que recebia em sala de aula ou até mesmo corrigia eles com a caneta por estarem apagados.
Isso lembra a minha época na escola, quando a professora escrevia numa matriz nossos trabalhos e depois as folhas passavam uma por uma manualmente no mimeografo onde era utilizado apenas carbono, folha branca e álcool e depois era deixado em cima de uma mesa para secarem, se não elas ficavam todas borradas por estarem ainda molhadas.
Somente no museu para você ver ele agora, atualmente nas escolas são utilizadas máquinas de xerox ou impressoras, seus materiais saem bem mais caros do que o de antigamente mas sua impressão é bem melhor e mais rápida. Mas deixa saudades......
Retroprojetor de lâminas década de 80
Era muito simples de mexer apenas precisava de uma lâmina transparente muito comum na época de se comprar e caneta marca texto. Adorava quando a professora de biologia pedia para apresentar trabalho na frente para os colegas onde tinha que ser usado o retroprojetor para melhor entendimento do conteúdo, pois tinha muitos desenhos para explicar e com ele a aula ficava melhor e mais simples de entender, mostrando nos slides que era projetado no quadro através de uma lâmpada. Fora que a aula ficava mais divertida e saia um pouco da rotina do quadro negro.
Claro com a tecnologia chegamos ao data show projetor de imagem multimídia onde sai diretamente imagens do computador como você veria nele com movimento , também podendo ser usado nas suas apresentações sons através de um outro aparelho colocado junto a ele, bastante usados em palestras, nas apresentações nas escolas, etc...
Máquina de escrever
Pertenceu a escola Instituto Livramento onde eram dadas aulas de datilografia.
Não cheguei a conhecer quando criança, seu custo era muito alto e meus pais não tinha condições de me dar uma dessas na época.
Mas a pouco tempo tive uma experiência achei umas dessas na casa de uma amiga onde tinham ela guardada como objeto de decoração, então tinha curiosidade de saber como ela funcionava, sua mãe me explicou que era bem complicado aprender e de difícil manuseio suas teclas eram bem duras muito diferente do teclado de um computador onde com um simples toque ele escreve, tem que ter força e precisão ao apertar as teclas, tive a experiência de digitar realmente é bem complicado tendo que ajustar para ficar na linha e suas teclas muito duras deixando os dedos doídos imagino o trabalho que as professoras de datilografia tinham para ensinar seus alunos.
Computador PC 500
Pertenceu a s.r. Almeida
Um dos primeiros computadores a chegarem a Santana do Livramento, não nasci na era digital nem mesmo conheci um desse quando pequena vim descobrir o computador quando comecei a trabalhar onde tive que aprender a lidar com ele, não fiz curso de informática tudo que aprendi foi mexendo e com a curiosidade e necessidade de saber mexer pois estava chegando a era digital onde tudo era feito pelo computador. Mas fiquei impressionada quando minha mãe deu o computador para meu filho que na época tinha apenas 10 anos e nunca tinha mexido, a habilidade que vi nele sem dificuldade nenhuma de mexer e aprender os programas , claro não me dei conta que ele era um nativo digital nasceu nesse tempo da tecnologia mais uma nova éra chegando, e nós tendo que se adaptar sem poder ficar para trás.
E os meio de comunicação como eram a 40 anos atrás e como estão nos dias de hoje....
Rádio modelo Americano A31 do ano de 1914, pertenceu ao s.r. Augusto Cadermatori
Rádio general da década de 60 pertenceu a dona Ofélia
Conversando com meu tio perguntei qual o meio de comunicação mais utilizado na época de sua infância? Ele me relatou que era o rádio, onde somente os adultos podiam mexer, as crianças não podiam nem pensar em tocar pois era uma relíquia para quem tinha um desses, e por esse meio eles tinham o conhecimento das noticias como os jornais passado na televisão hoje em dia e como entretenimento as rádio novelas adaptadas para esse tipo de comunicação.
Pertenceu ao Dr Sidney Garcia adquirida em Porto Alegre.
Com o avanço chegou a televisão, claro que para poucos pois como toda novidade era muito cara para ser adquirida, funcionava preta e branca e como estava em adaptação o sinal era péssimo e pegava somente um canal não podendo saber as programações pois não era sempre que estava no ar.
Televisor Philco do ano de 1960 pertenceu a s.r Guilmar Bergara Senha
Sendo aperfeiçoada começou a fabricação das televisões coloridas, como são atualmente com a grande diferença de material, como podemos ver na foto a sua volta era feita de madeira e muito pesada, hoje temos grandes telas de material bem leve e cada vez mais finas e com o sinal digital a perfeição da imagem cada vez melhor.
Como podemos ver agora:
E como se correspondiam com familiares distantes através de que meio tinham noticias?
CARTA
Do Brasil
Esse era o único meio de se corresponder mais barato, onde você colocava todas suas emoções afeto e carinho para saber noticias de entes distantes e familiares, demorava mais ou menos 15 dias para chegar em seu destino não era muito rápido e esperar a resposta mais algum tempo de espera, mas quando o carteiro batia na porta anunciando a chegada de uma correspondência trazia junta a ela muita felicidade ao ler uma carta escrita a mão contando as novidades sobre o seu ente querido.
Com a facilidade que temos hoje em dia em se comunicar em tempo real através da webcam, msn, facebook entre outros acredito que as crianças nem mesmo saibam o que é uma carta, como ela era escrita e a emoção em poder abrir uma fica a saudade para quem viveu esse tempo.
Telex marca Olivetti, usado desde o inicio do curso de contabilidade no Instituto Livramento.
O telex foi o marco de uma revolução na comunicação, com ele era possível digitar as mensagens através de códigos onde chegava em pouco tempo ao lugar desejado não importando a sua distância.
TELEFONE
Hoje em dia quem não tem um celular ou telefone residencial com muita facilidade e ao alcance de todos, mas não foi sempre assim a quarenta anos atrás era muito caro fazer uma ligação seu custo era enorme e ter em casa nem em pensamento era restrito a repartições ou quem tinha muitas posses para ter um desses. Muitos modelos funcionavam com fichas telefônicas a cada minuto você tinha que inserir em um orifício no telefone para não cair a ligação.